Música, fotos e e-mail ocupam os outros 88% do uso de dispositivos convergentes.
O estudo 360 graus, realizado pela Nokia com 500 usuários de seus celulares, indica que os dispositivos convergentes são usados em apenas 12% do tempo por seus donos para falar. Em 88% do tempo, os aparelhos são utilizados para aplicações multimídia, como música, foto e e-mail.
"Agora o uso de música começa a superar o de foto, mas a aplicação mais usada depende do público que você analisa. Se for o usuário corporativo, e-mail é mais usado", diz Fiore Mangone, diretor de serviços e softwares da Nokia.
A pesquisa monitora o acesso a recursos do aparelho, por meio da instalação de um aplicativo autorizado pelo usuário.
Entre os recursos futuros, Mangone aponta NFC (Near Field Communication), tecnologias baseadas no conceito de Web 2.0 - que permitam colaboração e interatividade -, além da evolução dos padrões de tecnologias sem fio, como WiMax móvel e LTE (Long Term Evolution).
O diretor de serviços e softwares da Nokia diz que a limitação de uso de espectro atrapalha não só o uso de recursos multimídia dos aparelhos, mas também o próprio planejamento da evolução do portfólio das fabricantes. "Mais cedo que o imaginado será preciso fazer novas licitações de espectro, ao mesmo tempo que as novas tecnologias otimizam mais o uso do espectro", comenta.
Nesta edição da Futurecom, os presidentes das operadoras ressaltaram a necessidade da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) promover uma revisão do plano de freqüências no Brasil.
Fonte: COMPUTERWORLD