Foco é aprimorar tecnologias para garantir a segurança de usuários no País
A Uber anunciou um investimento de R$ 250 milhões para criação de um centro de desenvolvimento tecnológico no Brasil. O foco é criar ferramentas para tornar a plataforma mais segura para que motoristas possam aceitar dinheiro, pagamento considerado essencial para a empresa visando sua expansão de serviços na América Latina.
Segundo Sachin Kansal, diretor de produtos de segurança da companhia, o investimento nos próximos cinco anos financiará o centro com 150 especialistas em tecnologia em São Paulo, principal mercado da companhia na região.
A inauguração do centro de desenvolvimento, primeiro da empresa na América Latina, será no final deste ano.
Com 1 bilhão de corridas nos últimos quatro anos, o Brasil é o segundo maior mercado da Uber no mundo, atrás apenas dos EUA.
No entanto, o perfil dos consumidores no Brasil exige a necessidade de pagamento em dinheiro, algo não comum nos EUA, por exemplo. O fato aumenta ainda mais os desafios de segurança para o serviço no Brasil, levando em conta a exposição dos motoristas a assaltos.
Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da Uber, afirmou que a segurança é a principal prioridade para a empresa. Há um certo segmento da sociedade que não tem acesso a cartões de crédito e esse é também o que provavelmente tem mais necessidade de transporte conveniente e confiável, disse, durante conversa com jornalistas em São Paulo (SP).
O executivo destacou que um dos focos é o uso de tecnologias de inteligência artificial para impedir a realização de viagens consideradas com alta risco.