Notícias

11/11/2019 - Telemedicina: presente ou futuro? Uma nova, ou a mesma Medicina?


A tecnologia é, sem dúvidas, a grande aliada da Medicina. A medicina do futuro prevê uma atuação médica que visa garantir mais acesso à saúde de qualidade. Ao pensar sobre o futuro da Medicina, vale lembrar que já contamos com a Telemedicina. Vivemo-lo agora com a terceirização da medicina em plataforma digital. É um caminho sem volta, em que ainda podemos avançar, e muito, rumo à democratização do acesso à saúde. A tecnologia não retroage, principalmente na área médica.

Quando se pergunta se é uma nova Medicina, a resposta é: não. É a mesma e tradicional medicina que se apropria dos recursos tecnológicos visando maior eficiência e abrangência para disponibilização de serviços médicos. Mas continua sendo feita por gente. Por mais inteligência que tenha, continua sendo comandada por pessoas, por médicos. Não existe diferença entre medicina e telemedicina, exceto o poder da tecnologia em democratizar o acesso a exames, consultas e outras linhas de cuidado ao paciente.

A área de Telediagnóstico foi uma das primeiras a ter sua legislação definida. O Conselho Federal de Medicina desde 2002 atualiza os requisitos técnicos e legais para o exercício dessa prática médica. Ainda assim, é possível perceber discussões acaloradas sobre essa temática. Pioneiro, o Grupo Pardini saiu à frente mais uma vez, com a oferta do serviço de Telediagnóstico, ampliando o escopo do apoio laboratorial. Há cinco anos, o Grupo começou a construir o modelo próprio de telemedicina. O foco, inicialmente, foi na área de Telerradiologia. Com uma entrega qualificada para o mercado de telediagnósticos, avançamos para a Telecardiologia.

Com a proposta de oferecer a expertise acumulada em apoio diagnóstico, laboratórios, clínicas e hospitais passaram a contar com o suporte do Hermes Pardini. O cliente não recebe apenas um laudo médico. Ele tem disponível toda a experiência de um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do país. Através de um sistema seguro, certificado e de última geração, chegam exames do Brasil inteiro que requerem suporte em questões operacionais, burocráticas ou para solicitar urgência. É uma ponte humana entre o cliente e o laudo. Os médicos estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias no ano para colaborar na decisão médica através do apoio diagnóstico ou mesmo prestar consultoria técnica. Os profissionais podem ser acionados para conferir uma segunda opinião dos resultados ou discutir com especialistas os casos mais complexos.

Melhoria em acesso, disponibilidade, segurança, prazo e otimização de custos são os principais benefícios agregados com a solução. Como isso é possível?

Tem receio da indisponibilidade médica em períodos específicos como plantões, horário noturno, fim de semana e férias? Contar com telemedicina é ter a garantia de cobertura, por médicos online, durante as 24 horas por dia, sem

intervalos. Existe ausência de especialistas em todas as subáreas da medicina? Contar com a ampliação do corpo clínico com médicos especialistas para realizar os diagnósticos faz toda a diferença. A equipe médica é insuficiente, há dificuldades para contratar médicos ou precisa ampliar o serviço diagnóstico? A solução permite escolher a melhor maneira de compor o corpo clínico para suprir as necessidades do seu serviço.

E quando falta comunicação com o corpo clínico? O sistema viabiliza rápida comunicação com os médicos disponíveis, nos casos de resultados críticos ou para questões referentes aos exames, sempre que necessário. Precisa manter o histórico de exames e laudos dos pacientes? Precisa de padronizar os protocolos para garantir a padronização dos seus exames? Ainda entrega exames fora do prazo e recebe constantes reclamações? O cliente está em busca de agilidade e comodidade. Nesse caso, a pontualidade é fator de competitividade.

Sobre o autor

Bernardo Dória, Gerente Corporativo de Novos Negócios, PD& e Produtos do Grupo Pardini


Fonte: https://saudebusiness.com/ti-e-inovacao/telemedicina-presente-ou-futuro-uma-nova-ou-a-mesma-medicina/



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Gmail



voltar



ATENDIMENTO


Entre em contato conosco por telefone, formulário, e-mail, WhatsApp, chatbot ou pelas nossas redes sociais para saber mais sobre nossos serviços.

Garanta a melhor solução de atendimento para o seu negócio!

0800 606 6047