Em parceria com a agência de pesquisas Teleco, a Acision, empresa de serviços de mensagens, lançou o MAVAM - Monitor Acision de VAS Móvel (Acision Monitor of Mobile VAS), que monitora, revisa e analisa as principais tendências do mercado brasileiro de Serviços de Valor Agregado (VAS) móveis. O MAVAM permitirá avaliar o quão rapidamente o mercado de VAS está se desenvolvendo, quais serviços estão tendo o maior impacto e apresentam as mais rápidas taxas de adoção. O relatório cobrirá: serviços móveis de mensagens, entretenimento, serviços bancários e pagamentos, Internet e banda larga, redes sociais, marketing e publicidade.
"Como os Serviços de Valor Agregado e as soluções para cobrança estão no coração dos nossos negócios, acreditamos que é fundamental avaliar o desenvolvimento do mercado de VAS, especialmente quando a Receita Média Por Usuário (ARPU) está em declínio no Brasil e as operadoras de serviços móveis são cada vez mais dependentes dos VAS para gerar receitas adicionais e evitar a perda de clientes", diz Rafael Steinhauser, presidente da Acision para a América Latina.
A Acision fornecerá atualizações trimestrais indicando as principais tendências dos VAS para todas as operadoras do Brasil e, comparativamente, para as operadoras da América Latina e do resto do mundo. A primeira pesquisa foi realizada durante o mês de setembro, com 500 usuários de serviços móveis entrevistados no Estado de São Paulo. As projeções iniciais da pesquisa indicam que, até o final de 2010, o Brasil ultrapassará o número de 100 aparelhos por 100 habitantes e que os serviços de voz não serão mais a fonte dominante de receitas das operadoras.
A pesquisa revelou ainda que os Serviços de Valor Agregado tais como o SMS, música, jogos, MMS e Internet móvel são e continuarão a ser vistos como novos geradores de receitas e estão entre os serviços mais usados pelos consumidores hoje em dia. Os smartphones também se destacam como uma importante ferramenta para acelerar o uso de tais serviços.
Uso de VAS
SMS: O serviço obteve a maior taxa de absorção entre todos, com o usuário médio enviando 26 mensagens de texto por mês no Estado de São Paulo e 32 SMS por mês na capital. Ele também demonstrou que os mais jovens (14-24 anos) foram os que mais usaram esse serviço. O uso de e-mail e de mensagens instantâneas ainda permanece baixo, representando, respectivamente, 4% e 1% dos serviços de mensagens.
Internet móvel: Apenas 9% dos consumidores usam a Internet móvel, indicando uma oportunidade de receitas para as operadoras de serviços móveis que implementarem serviços de banda larga móvel diferenciados, com diferentes parâmetros de cobrança.
Marketing móvel: Essas atividades estão sendo cada vez mais usadas pelas operadoras para estimular o uso de VAS móveis. A pesquisa mostrou que 76% dos usuários de telefones celulares em São Paulo receberam promoções ou publicidade via SMS/MMS em seus telefones.
Entretenimento: Essa é a segunda categoria mais usada de VAS móveis com 50% dos usuários de telefones celulares ouvindo música nos aparelhos, e 43% utilizando os jogos já embutidos aos celulares. A TV móvel, porém, ainda apresenta uma baixa penetração em toda a região.
Construção de redes sociais: Entre aqueles que efetivamente usam a Internet móvel, 65% navegam em sites de relacionamento como o Orkut.
Fonte: CLIENTESA.COM.BR