http://oglobo.globo.com/online/plantao/146953637.asp
Reuters
NOVA ORLEANS, Louisiana, EUA - Suplementos de vitamina E tomados por milhões de pessoas na esperança de terem uma vida mais duradoura e saudável, pode causar mais mal do que bem, disseram pesquisadores nesta quarta-feira.
De fato, pessoas que tomam altas doses de vitamina E podem, em alguns casos, estar mais vulneráveis a morrer mais cedo, embora as razões não estejam claras, disse Edgar Miller, da Johns Hopkins University, em Baltimore, que liderou o estudo.
- Acho que as pessoas tomam vitamina E pensando que terão vida mais longa, mas este estudo não dá sustentação a isso - afirmou Miller, cujo estudo foi bastante criticado pelo Conselho de Responsabilidade de Nutrição dos EUA, que acusou o grupo de pesquisadores de apenas querer estar sob os holofotes.
Miller e outros cientistas analisaram novamente 19 estudos sobre a vitamina entre 1993 e 2004. Os testes envolveram mais de 136 mil pacientes, a maior parte deles na terceira idade, na América do Norte, na Europa e na CHina.
De acordo com estudo atual, o número maior de mortes de deu entre pessoas que tomaram 200 unidades internacionais de vitamina E por dia do que entre o grupo que não ingeriu suplementos.