Notícias

12/01/2006 - Pesquisa identifica perfil do doador de sangue brasileiro

A pesquisa Perfil do Doador de Sangue Brasileiro realizada pela Anvisa, constata que cerca de 36,15% das pessoas tem medo de doar sangue. O estudo é o primeiro sobre o assunto realizado no Brasil compilando grande número de informações sobre doadores e não-doadores de sangue. Foram entrevistados 3.108 doadores e 1.555 não-doadores em hemocentros de referência de todas as regiões brasileiras. A pesquisa foi patrocinada também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, foi revelado o perfil do não-doador de sangue: 56,27% são do sexo feminino; 54,60% são solteiros e a maioria tem entre 20 e 24 anos (23,92%). Entre a população doadora, 62,39% são homens e 49,03% são solteiros. A faixa etária predominante (28,25%) é de 30 a 39 anos. A pesquisa identificou, ainda, que 53,47% dos doadores já fizeram no mínimo cinco doações, o que indica um alto índice de fidelização. No que se refere à questão da identificação com o ato de doação, para 58,32% das pessoas entrevistadas, o sangue representa vida.
As informações coletadas ajudarão o governo a desenvolver campanhas educativas para a captação de novos doadores, para a divulgação da importância desse ato e para esclarecimentos de dúvidas, mitos e incertezas relacionadas à doação. Além disso, permitirá a avaliação dos pontos onde há fragilidade no sistema da captação de doadores, para que sejam implementadas soluções efetivas.



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Gmail



voltar



ATENDIMENTO


Entre em contato conosco por telefone, formulário, e-mail, WhatsApp, chatbot ou pelas nossas redes sociais para saber mais sobre nossos serviços.

Garanta a melhor solução de atendimento para o seu negócio!

0800 606 6047