A segurança de clientes e colaboradores é a principal preocupação da Volkswagen em suas concessionárias
O ano de 2020 vai ficar marcado pela pandemia da Covid-19, que em questão de poucas semanas provocou grandes mudanças nos hábitos cotidianos. No início da quarentena, mesmo com funcionamento reduzido, as concessionárias sempre prestaram os atendimentos essenciais a seus clientes. Após a flexibilização, as concessionárias da Volkswagen reabriram as portas integralmente, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e a regulamentação das autoridades de cada município e unidade da Federação.
Tudo é pensado e executado a fim de garantir a saúde e segurança de funcionários e clientes. Nas lojas, que são constantemente higienizadas, o acesso é permitido apenas com o uso de máscara e após a medição de temperatura. Há também um controle do fluxo de clientes - para cada local, de acordo com a sua área, foi determinado um número máximo de pessoas. Em algumas concessionárias, esse controle é feito de forma eletrônica, com painéis exibindo o número de clientes em tempo real dentro da loja e a ocupação máxima permitida.
Há também álcool em gel à disposição para a higienização constante das mãos. O produto é da própria Volks - assegurando que colaboradores e clientes façam a higienização das mãos com um produto de qualidade certificada. Além de claras orientações em todo o ambiente, o layout das lojas também mudou, ampliando o espaço para o distanciamento seguro.
Nova regras, inovação de sempre
O cuidado não fica restrito ao show-room. A VW também desenvolveu um rígido protocolo para quem leva seu veículo para a realização de qualquer serviço, garantindo que ele seja recebido com total segurança.
Chave, maçaneta, comando de vidros... Tudo que é tocado é antes higienizado com uma solução de água e sabão - que é tão eficiente quando o álcool em gel 70% para eliminar o coronavírus, mas não agride ou danifica as superfícies. Além disso, itens como banco, volante e alavanca da transmissão são envelopados com plástico para garantir que não haja contaminação. Após a realização dos serviços, o cliente recebe o carro inteiramente higienizado.
Mais cuidados
Para o cliente se sentir ainda mais seguro, as concessionárias também oferecem o serviço de oxi-sanitização, processo que elimina até 99% de vírus, fungos e bactérias no interior da cabine e no sistema de ar-condicionado do veículo - além de acabar com eventuais odores orgânicos.
A oxi-sanitização utiliza o gás ozônio, que elimina os microrganismos pelo seu efeito oxidante e não gera resíduos. Por isso, é ecologicamente correta e é menos danosa para tecidos e plásticos do interior da cabine. Além disso, por se tratar de um gás, que é aplicado com as janelas fechadas, alcança os cantos mais apertados da cabine.
Cuidados adicionais
A inovação sempre esteve presente no DNA da Volkswagen – que lançou, por exemplo, os primeiros modelos de série no Brasil a incorporarem a injeção eletrônica ou a tecnologia bicombustível. Mas esse pioneirismo vai além da tecnologia embarcada nos carros e chegou ao relacionamento com os clientes.
Já antes da pandemia, a Volkswagen promoveu a digitalização de todos os seus processos de pós-vendas. A ideia era oferecer mais comodidade, conforto e transparência aos clientes – mas as novidades também acabaram trazendo mais segurança nessa nova realidade, já que evitam o contato excessivo.
Após realizar o agendamento pelo site ou aplicativos da Volkswagen, o cliente é recebido no dia e hora marcados com todos os seus dados em mãos. A inspeção técnica é feita com um checklist em um tablet - e o que é detectado pelo consultor é fotografado. Assim, para fazer a aprovação dos serviços, o cliente tem acesso a tudo de forma mais simples no próprio dispositivo.