O Google anunciou hoje (17/07) parceiras com distribuidores e revendas do mercado nacional para oferecer três produtos com enfoque especificamente corporativo. São eles: o Apps, pacote on-line de ferramentas de escritório e de colaboração; o Search Appliance e o Mini, dispositivos para fazer buscas dentro de uma rede corporativa, e o Apontador Maplink, uma versão profissional dos mapas eletrônicos do Google. Para aumentar a presença na área empresarial, apostamos na utilização de softwares como serviço e cloud computing (computador em nuvem), em que os programas podem ser acessados via internet, sem a necessidade de atualizações e o pagamento de licenças e em qualquer dispositivo (micro, smartphones, por exemplo), afirma José Nilo Cruz Martins, gerente do Google Enterprise do Brasil.
A Spread, empresa especializada em terceirização de tecnologia, rede e telecomunicação, é responsável pela venda do Google Apps Premier Edition, o pacote de produtividade que oferecer editor de texto, planilhas, gestão de conteúdo e ainda e-mail personalizado para empresa (nomedofuncionario@empresa.com.br). Só o e-mail traz 25 Gigabytes de armazenamento. Indicado para pequenas e médias empresas, o pacote custa a partir de US$ 74 por usuário e por ano. A empresa parceira fica a cargo de fazer o suporte para todos os usuários. Já há uma versão gratuita na rede, porém, de acordo com Cassius Fogagnoio Buda, da Spread, o diferencial desse pacote é ter garantia contratual de 99,9% de disponibilidade no ano; suporte telefônico em português e funcionalidades adicionais de segurança como antivírus, antispam e controle dos e-mails de funcionários.
A distribuidora Westcon deve trabalhar com o Google Search Appliance e o Google Mini, sistemas que fazem a busca de informações, documentos em qualquer interface (seja banco de dados, software de gestão, software de relacionamento com o cliente e outros). Uma espécie de Google dentro da empresa. O preço, porém, é bem salgado. Indicado para grandes corporações. O Google Search Appliance custa US$ 70.000 (para até 500.000 documentos). Já o Google Mini é vendido a partir de US$ 7.500 (para até 50.000 documentos).
A Apontador Maplink, empresa brasileira que desenvolve mapas para GPS, celulares e outros dispositivos, fica responsável pelo Google Maps API Premier, a versão empresarial do Google Maps, no qual você pode colocar em seu site a localização de sua empresa ou como auxílio a seu cliente para traçar a rota. Diferente da versão gratuita, a Apontador Maplink oferece também contrato de garantia de nível de serviço e suporte por a partir de US$ 16.000. Já versão professional do Google Earth custa cerca de US$ 760.
Fonte: PEG