Notícias

24/11/2004 - Fumo matou 5 milhões em 2000, revela estudo

Reuters
http://oglobo.globo.com/online/plantao/147179525.asp

LONDRES - O fumo matou perto de 5 milhões de pessoas no mundo todo em 2000, sendo que os homens têm uma probabilidade três vezes maior do que as mulheres de sofrerem morte prematura devido ao tabado, mostrou um estudo publicado nesta quarta-feira na revista médica"Tobacco Control" (Controle do Tabaco).

As principais causas de mortes relacionadas ao cigarro foram doenças cardiovasculares, que mataram mais de um milhão de pessoas no mundo industrializado e 670.000 nos países em desenvolvimento, disseram os autores do estudo. Depois vieram o câncer do pulmão, em países industrializados, e a obstrução crônica das vias respiratórias, que inclui doenças como bronquite, em países em desenvolvimento.

Mais da metade das mortes foi registrada entre fumantes com idades de 30 até 69 anos, disseram os pesquisadores das Universidades de Harvard e de Queensland.

A equipe usou análises estatísticas e pesquisou dados populacionais e de mortalidade em 14 regiões do mundo. os cientistas atribuiu o crescimento do hábito de fumar no mundo desde 1975 a uma em cada 10 mortes entre todos os adultos e quase uma em cinco entre homens.

O número de doenças relacionadas ao tabagismo foi similar entre países ricos e pobres, e a América do Norte teve o maior número de mortes entre fumantes no mundo industrializado, respondendo por cerca de 25% do total da mortalidade adulta.



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Gmail



voltar



ATENDIMENTO


Entre em contato conosco por telefone, formulário, e-mail, WhatsApp, chatbot ou pelas nossas redes sociais para saber mais sobre nossos serviços.

Garanta a melhor solução de atendimento para o seu negócio!

0800 606 6047