Notícias

03/03/2009 - Fornecedores de telecom terão de reinventar serviços para internautas

São Paulo - Estudo da IBM indica que uso intenso de redes sociais e web 2.0 levarão o tráfego web ao patamar de 20 mil petabytes por mês em 2012.

O estudo "Transformando o papel da indústria de telecomunicações", do Institute for Business Value (IBV) da IBM, alerta que os fornecedores de soluções de telecomunicações devem criar novos serviços para atender as necessidades dos usuários das redes sociais.

A pesquisa ressalta que cada vez mais a web será usada para compartilhar vídeos, fotos e outros conteúdos multimídia que permitem enriquecer a experiência dos usuários. Este aumento de interatividade desperta o interesse do internauta em usar ainda mais a web no seu cotidiano e desafia as organizações a desenvolverem serviços diferenciados.

De acordo com a análise, até 2012 o número desses internautas ultrapassará 800 milhões e o tráfego na internet alcançará 20 mil petabytes por mês. Em junho do ano passado, este público já representava cerca de dois terços dos usuários de internet no mundo.

Segundo a análise, 90% do consumo de banda larga do tráfego da internet deve ser direcionado para redes sociais até 2012. Entre as ferramentas que terão maior crescimento no período estão: TV pela internet, com aumento de 104%; comunicações por vídeo, 44%; games, 30% e VoIP, 24%.

Este cenário permite que empresas, como a Skype e o Google, apresentem modelos de negócios diferenciados. Além de tradicionais fornecedores, essas companhias oferecem um conjunto de ferramentas e aplicativos de comunicação, que vão desde mensagens instantâneas até serviços de colaboração mais complexos.

O estudo aponta que as redes sociais já estão sendo utilizadas para prover a interação entre empresas, clientes e parceiros de negócios. Entre os dados, 69% dos profissionais utilizam aplicativos para aumentar a colaboração, 55% agilizam o tempo de resposta e outros 36% pretendem diminuir os custos de TI com o uso dessas ferramentas.
Fonte: COMPUTERWORLD



Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Gmail



voltar



ATENDIMENTO


Entre em contato conosco por telefone, formulário, e-mail, WhatsApp, chatbot ou pelas nossas redes sociais para saber mais sobre nossos serviços.

Garanta a melhor solução de atendimento para o seu negócio!

0800 606 6047