Após integrar os vídeos à rede social, a empresa de Mark Zuckerberg estreia nesta quarta-feira (13) um novo recurso ao site: os chamados Instant Articles. A novidade vai hospedar diretamente dentro do site o conteúdo de jornais e outras página, otimizando o alcance e o potencial de compartilhamento dessas publicações, além de fazer com que elas fiquem muito mais rápidas de serem carregadas nos dispositivos móveis.
Os primeiros sites a terem seus artigos inteiramente publicados dentro da rede social serão o jornal The New York Times, a revista National Geographic, a NBC News e o BuzzFeed — todos veículos bastante populares e cujos links são sempre muito compartilhados pelos usuários. Além deles, a promessa é que The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e o Bild também entrem na brincadeira em breve.
O Instant Article ainda está em caráter experimental e, por conta disso, ainda é um recurso exclusivo dos usuários do iPhone. Além disso, neste primeiro momento, não serão todas as publicações feitas por estes canais que vão se encaixar na novidade, mas a expectativa é que ela comece a ser mais utilizada nos próximos meses.
Ainda assim, já é possível testar o recurso e a diferença de velocidade na hora do aplicativo carregar o conteúdo é realmente evidente. Enquanto o direcionamento para o site do New York Times leva alguns segundos até ser concluída, todo o texto, imagens e vídeos de um artigo publicado pelo Instant Article é quase que imediato — além de apresentar uma diagramação muito mais agradável.
Embora o texto oficial do Facebook não comente sobre o assunto, o Wall Street Journal detalha um pouco como vai funcionar a geração de receita a partir desta parceria entre a rede social e os demais veículos de comunicação. Como os sites vivem a partir de anúncios e a quantidade de acessos é um fator importante nesta equação, Zuckerberg teve que fazer algumas concessões para atrair essas companhias para baixo de sua asa.
Como a periódico aponta, os jornais vão obter 100% da receita obtida da venda de publicidade de suas publicações e 70% caso o anúncio tenha sido vendido pelo Facebook. Pode parecer apenas um detalhe, mas é com essa renda que as empresas de comunicação pagam suas contas — ou seja, é muito dinheiro envolvido.
De qualquer forma, a gente segue esperando que o Instant Articles continue a crescer para que possamos sentir, de verdade, sua aplicação em nossas vidas. A ideia de otimizar o tempo de carregamento de publicações de páginas populares é ótima para usuários de smartphones, mas a lista de sites parceiros ainda é pequena e muito voltada para o mercado norte-americano. Isso sem falar que a novidade continua exclusiva do iPhone e é preciso expandir isso pelo menos para o Android para que a coisa realmente possa ser vista como um sucesso.
Fonte: imasters