Visitado por mais de dois terços (67%) da população on-line mundial, os Member Communities que englobam as redes de relacionamento e blogs se tornaram a quarta categoria on-line mais popular, à frente do e-mail pessoal. O crescimento é duas vezes maior que qualquer outro dos quatro maiores setores (busca, portais, software para PC e e-mail), de acordo com relatório "Global Faces and Networked Places" da The Nielsen Company, documento que revela a nova marca global das redes de relacionamentos.
"Redes de relacionamento tem se tornado uma parte fundamental da experiência on-line mundial. Embora dois terços da população on-line global já acessem os sites community member, a vigorosa adoção e migração de tempo não mostra sinais de redução. As redes de relacionamento irão continuar a alterar não só o cenário on-line mundial mas a experiência do consumidor", afirma John Burbank, CEO da Nielsen Online.
De acordo com o relatório da Nielsen, o Facebook é acessado por três em cada 10 pessoas on-line por mês, em nove mercados onde a Nielsen pesquisa o uso da rede de relacionamento. O Orkut no Brasil possui o maior alcance on-line doméstico (70%) que qualquer outra rede de relacionamento nestes mercados.
Entre os mercados que a Nielsen mensurou, a penetração das visitas as redes de relacionamentos e blogs foram maiores no Brasil, onde 80% da audiência on-line acessa tais sites. A participação do tempo geral na Internet nas redes de relacionamento e blogs também foram maiores no Brasil, onde quase um em quatro minutos gastos on-line são usados nestes tipos de sites. A Alemanha foi o país com maior aumento em penetração nas redes de relacionamento e blogs durante 2008, com 39% de audiência on-line em dezembro de 2007 a 61% em dezembro de 2008 - um crescimento relativo de 39%.
O estudo revela ainda que um em cada 11 minutos on-line no mundo é decorrente dos sites de redes de relacionamento e blogs. A audiência desses canais está se tornando mais diversificada em termos de idade: o maior aumento nos visitantes dos sites Member Community no mundo vem do grupo com 34-49 anos de idade (+11.3 milhão). Celulares estão tendo um crescente e importante papel nas redes de relacionamento. A Nielsen descobriu que a rede de celulares na Inglaterra possui a maior propensão de acessar as redes de relacionamento via aparelhos portáteis, com 23 % (2 milhões de pessoas), comparado com 19% nos EUA (10.6 milhões de pessoas)
Fonte: CLIENTESA.COM.BR