Tratar o grupo sem considerar as pessoas é abrir brechas para que alguns insatisfeitos o desmotivem
Uma empresa sempre deveria ser comparada a um grande navio e sua tripulação. Toda tripulação, desde o comandante até o faxineiro, deve saber exatamente como, quando e onde realizar suas tarefas, e saber, principalmente, para quem trabalha, a história daquela empresa, suas tradições, seus objetivos, para onde a empresa vai e como pretende chegar até lá.Cada tripulante, ao se levantar, veste seu uniforme e, a partir daí, ele não é mais ele, ele é a empresa; isso é motivação.
Falar de motivação é falar da principal característica que move o ser humano a sair de sua cama de manhã. É falar de energia, de libido, de prazer. Quando estamos motivados, não nos detemos nos obstáculos, não sentimos fadiga, lidamos melhor com nossos limites, recursos, medos e competências.
A motivação move resultados, cumpre metas, atinge objetivos e cria facilitadores emocionais para driblar os dificultadores do dia-a-dia. Historicamente foi a motivação, aliada à necessidade, que transformou o homem no que ele é hoje, que alimentou a genialidade de grandes pesquisadores, pensadores e personalidades. Logo não podemos pensar no homem sem pensar na senhora de todo movimento humano: a MOTIVAÇÃO.
A maioria das empresas, nos últimos anos, reconhece a necessidade de manter seus funcionários motivados, para que possam atingir sempre os melhores resultados, mas a motivação não depende exclusivamente de incentivos ou de possíveis oportunidades, precisa de mais.
Numa empresa, cada departamento tem sua alma, funções, metas e diretrizes. Cada chefia detém a responsabilidade de representar na íntegra o todo do qual faz parte e manter seus funcionários unidos em um mesmo objetivo.
Mas nem sempre as coisas funcionam bem. O departamento de vendas de uma empresa, por exemplo, não vende somente produtos, vende imagem, história, qualidade e tradição. Este departamento é a ponte entre a empresa- produto e o consumidor. Sem ele a empresa produz e não vende, não se expande, morre.
Manter esse grupo motivado é uma das tarefas mais difíceis que existe, pois esse grupo trabalha abrindo frentes, determinando espaços e, antes de vender credibilidade, precisa acreditar. Desmotivado, esse grupo não somente deixa de cumprir metas, mas inviabiliza a empresa como um todo.
No mundo todo, foram desenvolvidos vários trabalhos abordando a motivação. São palestras, seminários, técnicas e livros, mas todos abordam o tema de uma maneira ampla pouco particular. Não podemos deixar de considerar que grupos são pessoas, são necessidades, personalidades e objetivos próprios antes de ser um grupo. Considerar as partes em função do todo é determinar a estratégia de motivação e tratar o grupo sem considerar as pessoas é abrir brechas para que alguns insatisfeitos o desmotivem.
Grandes empresas representam grandes idéias, muita competência e qualidade, mas navegar no mar aberto envolve determinação, treinamento, planejamento e conhecimento, que sempre vão estar calcados no potencial humano. As máquinas, a tecnologia, os produtos sempre vão depender deste que é o cerne de toda humanidade o HOMEM e sua MOTIVAÇÃO.
Psicóloga da Clínica de Endocrinologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo - CRP06/16669.
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