As campanhas de oferta de serviços inteligentes como secretária eletrônica, desvio de chamada, chamadas simultâneas ou caixa postal inteligente também são realidade no mundo IP. Aliás, os usuários VoIP têm mais facilidade de utilizar esses serviços que os clientes da telefonia convencional. Flávio Werneck, diretor da Transit Telecom, explica que a parceira Skype do Brasil oferece recursos como conferência, gestão de status e chat, os quais já fazem parte do dia-a-dia dos seus clientes.
"O usuário VoIP ainda escolhe a operadora pelo preço. São poucos os prestadores de serviços com condições de apresentar um portfólio adicional aos usuários, e isso deveria ser avaliado pelo consumidor, porque gera economia e proporciona uma série de atividades como as reuniões feitas via Skype ou ligações via chat", alerta Werneck.
A TrinnPhone, recém-lançada no mundo VoIP, ainda não disponibiliza tal gama de possibilidades, mas já prepara seus lançamentos de serviços adicionais. "Nesse mundo da internet, você pode fazer transmissão do que quiser: imagens, texto, arquivos, etc.", ressalta Daniel Vilella, diretor executivo da TrinnPhone. Ele lembra que a empresa foi lançada comercialmente em setembro último, com foco tanto no mercado SOHO (pequenas e micro-empresas e usuário doméstico) como no corporativo.
Na estratégia comercial da empresa, os kits com telefones IP e adaptadores incluem créditos no valor de R$ 30,00 e a possibilidade de adquirir um número telefônico em 11 capitais para fazer e receber ligações VoIP. "O preço encomendado pela TrinnPhone é de R$ 499,00 e nossas tarifas custam entre 15 centavos - para as 121 cidades - e 30 centavos fora dessa rede que, já em 2007, será expandida para 300 cidades", informa.
Mas a meta é lançar uma solução de chat para os usuários ainda este ano. O telefone IP e adaptadores, conhecidos como ATAs, permitem aos usuários de telefonia via internet utilizar os serviços das operadoras VoIP mesmo que o computador esteja desligado, porque o cabo de banda larga, seja ADSL ou de uma operadora de TV a cabo, é plugado diretamente no ATA ou telefone IP. Assim, as ligações VoIP passam a ser feitas independente do computador.
Mas e as conferências e o bate-papo típicos de quem usa VoIP via computador? "Tudo é possível na tecnologia IP", responde Werneck. Ele acrescenta que chat ainda não acontece via telefone IP, mas tecnologicamente é possível ser feito pelo visor dos telefones. Já a conferência que se tornou prática entre os usuários do Skype do Brasil, de acorco com Werneck, pode ser realizada por qualquer telefone, inclusive os convencionais.
A GVT oferece a facilidade por meio da rede IP da Vono, com o serviço de conferência para qualquer telefone convencional, seja VoIP ou de uma linha fixa/móvel comum. Detalhe: o serviço é gratuito e basta que as pessoas combinem previamente o horário e o código daquela conferência.
Em breve
"Além do serviço tradicional, a Taho está desenvolvendo um softphone inteligente em que o usuário poderá gerenciar seu status (on-line, ocupado, ausente) a ponto de escolher as chamadas que irá atender. Este painel, inclusive, estará disponível para determinar quais ligações poderão acompanhá-lo quando estiver fora de casa e quiser receber ligações", revela Luiz Claúdio Abad, vice-presidente de tecnologia da Taho.
O serviço, batizado de Siga-Me, também é estratégia da Vono, que planeja colocar a facilidade no mercado entre dezembro e janeiro. "Estamos finalizando o modelo comercial do Siga-Me. Mas posso antecipar que as ligações desviadas terão o custo da tarifa que determina o destino da ligação. Por exemplo, um usuário VoIP que desvia seu número Vono para qualquer cidade da rede da operadora paga 11 centavos o minuto para telefone fixo e 58 centavos, caso o desvio seja para celular", explica Ricardo Engelbert, diretor executivo do Vono.
Pela Taho, que lançará o Siga-Me até fim do ano, para os seus 5 mil usuários, "o usuário precisará adquirir um número telefônico para utilizar o recurso, que custa R$ 4,90 adicional a um dos nossos planos, que começam com uma franquia mínima de R$ 27,00, além de pagar a tarifa de desvio. Mas durante o lançamento, o Siga-Me será gratuito".
A operadora planeja ir além desses serviços e permitir ao usuário, inclusive, determinar os sons de cada contato feito por meio do número Taho assim como funcionam os toques personalizados dos celulares. Outra novidade será disponibilizar gravações da secretária eletrônica personalizada para os contatos mais importantes. "Será o softphone mais inteligente disponível para cidadão brasileiro", vangloria Abad.
A concorrência também planeja pacotes nesta linha ainda este ano. "Posso antecipar que o usuário poderá receber a gravação da sua caixa postal no e-mail dele", conta Engelbert, da Vono. Ele informa que a empresa também disponibiliza ATAs com capacidade para integrar até dois números Vono, além de promover uma campanha que implica créditos correspondentes ao preço integral do ATA adquirido. "Se o usuário se compromete em gastar R$ 50,00 por mês com ligações, ele recebe 50% do valor pago pelo equipamento. Mas se o consumo for de R$ 100,00 por mês, o crédito revertido é de 100%. Ou seja, o ATA sai de graça para o usuário", diz.
Veja abaixo alguns dos serviços do portfólio das operadoras VoIP:
• Conferência: falar simultaneamente com mais de um usuário na mesma ligação. Quem tem Webcam ainda pode ver o usuário durante a conversa. É uma reunião, ou encontro de amigos, virtual.
• Siga-Me: a ligação feita para seu número VoIP seguirá seu rastro por meio do terminal telefônico registrado no sistema, seja um celular ou número do seu escritório. A idéia é que você registre até mais de um número telefônico com os horários que estiver em cada um deles, ou deixe que o sistema o procure nos números registrados.
• Número VoIP: apesar da telefonia VoIP tornar-se sinônimo de economia na hora de fazer ligações interurbanas, há também a possibilidade de você receber ligações por meio de um número telefônico. Mas nem todas as operadoras VoIP têm capacidade de oferecer esse serviço.
• Chat: o bate-papo das ligações VoIP é muito utilizado antes das ligações, ou para envio de documentos relacionados à conversa.
• Extrato online: os créditos adquiridos de tarifas para fazer ligações VoIP são mostrados em tempo real, assim como os descontos oriundos de cada ligação feita pelo usuário.
• Secretária eletrônica personalizada: o usuário pode escolher a gravação que fará para cada contato.
• Toques personalizados:o usuário pode escolher inclusive músicas que tocarão conforme o contato estabelecido - assim como já é disponível pela oferta de celulares.
• Caixa postal inteligente: os recados das ligações VoIP poderão ser recebidos via e-mail.
Fonte: Convergência Digital