Salvar as mensagens de áudio do Whatsapp pode ser muito útil. Numa troca de celular (ou mesmo se precisar limpar o histórico para livrar espaço), você consegue manter aquela declaração de amor ou a mensagem carinhosa dos filhos, por exemplo.
Primeiro, você precisa "exportar" o áudio do aplicativo. Depois, salvá-lo em seu computador, na nuvem ou no e-mail. E, por fim, baixar um aplicativo que consiga reproduzir o formato ".opus", utilizado pelas mensagens de áudio do Whatsapp.
1. Um caminho para "exportar" o som do Whatsapp é tocar na foto da mensagem de áudio para selecioná-la e segurar até aparecer a barra de mais opções. No sistema Android, ela aparece no alto da tela, à direita. No iPhone, surge uma caixinha preta logo acima da mensagem. Toque no ícone Compartilhar (Android) ou na palavra Encaminhar (iPhone).
2. Na tela de compartilhamento ou encaminhamento, você pode escolher se quer enviar o áudio para um contato, para o seu e-mail, para programas que guardam arquivos na nuvem (como Google Drive, o iCloud ou o One Drive) ou pelo Bluetooth, por exemplo. No iPhone, as opções de compartilhamento aparecem quando você clica no ícone do canto inferior direito, um quadrado com uma seta apontada para cima.
3. Depois de salvar o arquivo de áudio da mensagem, é preciso ter um software capaz de executá-lo. Os tradicionais Windows Media Player, dos computadores, ou o Quicktime, dos Macs, não são compatíveis com o formato .opus utilizado nas mensagens do Whatsapp.
Por sorte, há um player gratuito e leve que pode ajudá-lo na tarefa: VLC Media Player (VLAN, 29,8 MB). Basta baixar, instalar e abrir as mensagens de áudio do Whatsapp em qualquer computador.
Pronto. Suas recordações estão a salvo e preservadas.