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22/12/2016 - Principais estratégias de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho

Pesquisa atende à 8 das 15 principais necessidades apontadas pelas empresas

No mês retrasado, a Xerox, em parceria com a Pfizer e a Global Healthy Workplace, realizaram uma pesquisa mundial sobre qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho. Dentre as 15 principais necessidades apontadas pelas companhias que participaram da pesquisa, a empresa brasileira Gympass oferece um benefício corporativo de atividade física que atende a oito delas.

O estudo verificou que as empresas estão mais empenhadas e preocupadas em oferecer aos seus funcionários programas de qualidade de vida. Em 2016, 69% das empresas multinacionais afirmaram que possuem uma estratégia global para saúde e bem-estar, comparado a 56% em 2014. Empresas na Ásia e na América Latina são as mais preocupadas em melhorar o desempenho e produtividade de seus colaboradores por meio de programas de bem-estar. Para o estudo, foram selecionadas 428 empresas multinacionais de 33 países.

De acordo com a pesquisa Global, para a maioria das empresas, os programas de qualidade de vida têm como objetivo melhorar a performance, a produtividade e o engajamento do funcionário. Em relação à saúde do colaborador, o foco das empresas é diminuir o stress, o índice de obesidade, o número de pessoas que fumam, a incidência de alto colesterol e, principalmente, aumentar o número de funcionários que praticam exercícios físicos.

A Unilever, por exemplo, possui mais de 168 mil colaboradores, divididos em 56 países. Uma das ações de seu programa de saúde e bem-estar, em parceria com o Gympass, envolve o incentivo à prática de atividades físicas, em que os colaboradores do Brasil têm acesso a toda a rede parceria de academias e estúdios, podendo praticar mais de 500 atividades diferentes como pilates, lutas e outras modalidades.

O estudo também mostrou que as empresas estão mudando seus esforços, 5 das 10 futuras ações reveladas por elas visam promover atividades físicas. Oferecer um bom ambiente de trabalho e incentivar a prática de atividade física contribui para o maior equilíbrio físico e emocional do colaborador. Além de ajudar a reduzir os custos internos da corporação, já que em um futuro próximo estima-se que os gastos com plano de saúde corresponderão a uma média de 20% da folha de pagamento de uma empresa. Esse tipo de incentivo também faz com que o colaborador se sinta mais cuidado e queira sempre crescer junto com a empresa, finaliza Marco Crespo, Country Manager do Gympass no Brasil.



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