O setor faturou US$ 594 milhões em 2005 e deve alcançar US$ 2,6 bilhões até 2011, segundo a Frost & Sullivan. O desafio das operadoras é aumentar a receita por usuário.
2 de julho de 2006 - 09h10
O mercado de serviços de conteúdo para celulares faturou em 2005 cerca de 594 milhões de dólares na América Latina, segundo análises da Frost & Sullivan. Apesar de ainda ser um resultado modesto em relação aos mercados asiático, norte-americano e europeu, a cifra representa um crescimento de 120,5% em relação ao total registrado em 2004, de acordo com a consultoria.
Outro dado apontado pelo estudo é que mercado deve alcançar faturamento de 2,6 bilhões de dólares até 2011, devido, especialmente, ao aumento da capacidade tecnológica dos aparelhos e dos serviços disponíveis. O maior desafio para chegar a esse número é das operadoras móveis, que terão de investir na oferta de mais conteúdo, de forma a aumentar o faturamento por usuário. Isso porque as as receitas de voz caminham para a saturação: no ano passado, representaram 1,5% do total da receita de telefonia celular.
Além das limitação tecnológicas dos aparelhos, que ainda não possuem capacidade de memória e processamento para rodar serviços como games e vídeo, as companhias do setor enfrentarão as dificuldades de adaptação do usuário latino-americano, pouco acostumado a utilizar o celular como fonte de conteúdo.
De acordo com o relatório da frost & Sullivan, em seis anos, as receitas móveis relacionadas a serviços de música representarão 33,2% do total do mercado.
Para chegar a estes resultados, a consultoria aposta no investimento das companhias do setor no desenvolvimento de conteúdo, na captação de mais usuários de telefones celulares de última geração, em campanhas promocionais e, claro, na redução de preços.
Fonte: COMPUTERWORLD