Chamada atividade fora do Facebook, ferramenta fornece ao usuário mais controle sobre a troca de suas informações entre sites; saiba como acessar
Demorou, mas aconteceu. Após divulgar em agosto do ano passado a ferramenta atividade fora do Facebook, que estava disponível apenas em alguns países, a rede social anunciou nesta terça que a funcionalidade já está disponível para toda sua base de 2 bilhões de usuários.
A novidade é importante porque traz ao usuário maior controle sobre a forma como a rede social e empresas parcerias utilizam seus dados, além de aumentar a conscientização do público em geral sobre como seus dados são utilizados por diversas empresas.
Como acessar a ferramenta Atividade Fora do Facebook
No computador/laptop:
Acesse o link direto
https://www.facebook.com/off_facebook_activity/
Smartphone:
No seu perfil no Facebook, toque em "Configurações"
Role a página até encontrar o tópico "Suas informações no Facebook"
Clique em "Atividade fora do Facebook"
Mas qual é a importância dessa ferramenta?
Não é segredo que a maioria das empresas criadas na internet consegue sobreviver com o uso de dados dos usuários para, com base neles, criar anúncios capazes de incentivar a compra pela internet.
Pensando nesse sentido, quanto mais dados uma empresa tiver sobre um determinado tipo de perfil, maiores as chances de alcançar a venda.
Por isso, já é padrão na web a prática de que as empresas, pelo uso de ferramentas de rastreamento (em geral, cookies ou o código de rastreamento Pixel, do próprio Facebook), consigam acompanhar a movimentação de um usuário em outro site e utilizar essa informação para uso próprio.
Quanto maior sua rede apoio mais informações você tem sobre o usuário. De acordo com uma pesquisa da Electronic Frontier Foundation, o Facebook tem pixels ou cookies de cerca de 30% dos 10 mil sites mais acessados da internet.
Ao fazer uso esses dados, a companhia consegue coletar o acesso do usuário em sites fora do seu domínio. Por exemplo: por conta do compartilhamento de dados, o Facebook é capaz de saber se você visitou o site da Amazon, quais itens viu e se colocou algum objeto no carrinho de compras, mas não finalizou a transação.