O Serviço Nacional de Saúde português foi notícia na publicação brasileira E-commerce News. A publicação online explica que o nosso SNS utiliza diversas ferramentas de contact center para melhorar o atendimento prestado aos pacientes, como é o caso da linha SNS 24, criada para ajudar as pessoas com dúvidas sobre saúde, para além de auxiliar na gestão de epidemias como a gripe, que podem não justificar um atendimento presencial.
De acordo com a publicação, existem vários benefícios em ter contact centers no setor da saúde. Para além da eficiência do atendimento, a publicação destaca o processo de triagem que ajuda o profissional de saúde a fazer um diagnóstico mais completo.
Para além disso, a satisfação do cliente pode ser outra das vantagens. o paciente é orientado a ir para as urgências, não há necessidade de esperar, porque foram previamente encaminhados pelo serviço (..) A solução de um contact centers permite a configuração do reescalonamento de chamadas, possibilitando acompanhar e certificar-se de que o paciente está melhorando. Este atendimento personalizado dá às pessoas a garantia de que estão a ser atendidas, criando, assim, a fidelização do cliente.
A publicação revela ainda que, no caso da linha portuguesa SNS 24, foram atendidas cerca de 8 milhões de chamadas em dez anos de operação e que apenas 22% foram direcionadas para as urgências de um hospital. Isso representa uma enorme economia tanto em força de trabalho como em instalações exigidas nos hospitais.