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16/11/2015 - Como usar storytelling para aumentar o tráfego do seu site

Storytelling tende a tornar a marca mais humana, proporcionando maiores aberturas de diálogo e relacionamento.

Você sabia que o storytelling e o marketing de conteúdo estão estreitamente conectados e são indispensáveis para as empresas que desejam se comprometer com o tráfego e elevar seus resultados no marketing digital atual? O marketing tem se valido de contar histórias a fim de atender as demandas de mercado, engajando o público e consequentemente evocando o interesse para a marca ou produto.

As estratégias em que se utilizam histórias têm se tornado tendência no universo do marketing. O interessante é que apesar de ser um fato relativamente novo, está inteiramente ligada com o conceito de blog. Afinal, não é novidade que blogueiros usam narrativas para atrair e conquistar leitores. Em paralelo, diversas marcas vêm aplicando narrativas nas ações de marketing e publicidade. E para quem pensa que isso só se restringe ao universo digital, está enganado, pois até no outbound, forma tradicional de marketing, o storytelling tem forte atuação.

Por outro lado, sabemos que o marketing também pode estar presente nas mais diversas mídias. No storytelling, o transmídia é o ato de contar histórias de acordo com a linguagem específica de cada meio. No caso da internet, por exemplo, o transmídia pode ser aplicado nos diversos canais como sites, blogs, redes sociais, e-mails, vídeos, entre outros. Esse conceito é utilizado para manter relações com os mais variados públicos e engajar diferentes tipos de pessoas.

Independentemente se a história é real ou quimera, o storytelling pode, de fato, elevar os resultados de sua marca no universo online. Isso pode ocorrer em diversos aspectos, como atração de visitantes, engajamento de público, conversão de leads, posicionamento diante da concorrência e relacionamento da marca com o cliente. O fato é que o storytelling tende a tornar a marca mais humana, proporcionando maiores aberturas de diálogo e relacionamento.

Por meio de histórias bem elaboradas, seu conteúdo vai além do lugar comum e seu tráfego se torna mais dinâmico, já que as narrativas atraem de forma mais precisa se comparada com outros tipos de conteúdo. E por falar em tráfego, os benefícios não se limitam a chamar novos visitantes, pois se os usuários foram realmente envolvidos com seu storytelling, com certeza irão voltar para buscar mais histórias parecidas.

Para finalizar, destaco a importância do storytelling feitos em vídeos, pois por meio deles há mais chances de seu conteúdo ser compartilhado e viralizado. Isso porque quando você aposta no uso da arte de contar histórias, pode se valer de elementos como humor, animação, histórias intrigantes, suspenses, enfim, ferramentas que fazem as pessoas se identificarem. A partir disso, a tendência é que elas compartilhem com outras pessoas e quanto mais compartilhamento, mais tráfego.

por Eric Hayashi head de marketing da SambaAds.



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