Uma companhia japonesa desenvolveu uma caneta que permite "escrever no ar", transmitindo os dados diretamente para um monitor. A idéia é que o produto, ainda em fase de pedido de patente, seja utilizado para substituir as tradicionais canetas com laser utilizadas em apresentações.
Reprodução
Wireless Input Pen funciona com sistema combinado de sensor e Bluetooth
A caneta Wireless Input Pen transmite os caracteres simulados pelo usuário para a tela, em uma tecnologia que combina um sensor e a tecnologia do Bluetooth. Segundo o blog Gizmodo, o sensor detecta cada posição da caneta e reconhece os caracteres desenhados, que são transmitidos ao monitor pelo Bluetooth.
É possível escrever na tela a uma distância de até 10 metros. A fabricante do produto, chamada SMK Corp, diz que essa é a primeira caneta que permite escrever no ar, sem a utilização de outros equipamentos.
Até hoje, outras empresas, como a Anoto AB, já haviam criado protótipos de canetas com a capacidade de transferir caracteres desenhados em papel para o formato digital --no caso da Anoto AB, uma câmera registra os movimentos do usuário e transforma os dados.
O produto da SMK Corp, apresentado durante a feira TEXpo 2008, realizada no Japão na semana passada, ainda não tem data ou preço de lançamento.
Fonte: Folha de São Paulo