A Amil está vendendo um hospital em Curitiba, em mais um movimento de sua reorganização desde que a operadora de saúde foi comprada por José Seripieri Filho — o Júnior da Qualicorp — no fim do ano passado.
A nova transação consiste na venda pela Empresa de Serviços Hospitalares — a Esho, uma subsidiária controlada pela Amil — do Hospital Vitória, localizado na Cidade Industrial de Curitiba, e dois terrenos anexos a ele.
Quem está comprando o ativo é o Hospital Nossa Senhora das Graças, entidade filantrópica ligada à Companhia Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e que administra hospitais na região Sul. Seu plano é transferir para o endereço do Hospital Vitória a Maternidade Mater Dei, que hoje funciona a dez quilômetros dali em imóvel alugado.
Único ativo da Esho em Curitiba, o Hospital Vitória havia sido desativado pela Amil em 2019. No ano seguinte, foi reativado para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com Covid, em empréstimo à prefeitura de Curitiba, que não precisou pagar aluguel. Em 2021, o hospital foi mais uma vez fechado e só reabriu em maio passado, em contrato de aluguel com a prefeitura para aliviar a pressão nas UPAs diante do aumento dos casos de dengue e doenças respiratórias na cidade.
Não está claro quanto a Amil vai receber pelo hospital. A transação ocorre poucos meses depois de Amil e Dasa criarem uma joint-venture que reúne 25 hospitais — entre eles o Hospital Vitória Barra e o Pró-Cardíaco, no Rio —, na segunda maior rede hospitalar privada do país.
Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2024/07/amil-vende-hospital.ghtml