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13/02/2017 - O caminho é unificar os dados do Marketing e da TI

Embora os processos de TI e os de marketing sejam diferentes, a utilização de dados é o que vai unir essas áreas em prol de realmente mostrar valor para o negócio

No começo do mês de dezembro, a Amazon anunciou a Amazon Go, uma loja física que usa machine learning, análises de dados, sensores, mobile payment e muitas outras tecnologias integradas para entregar uma nova experiência de compra nas lojas.

A Amazon talvez seja o primeiro caso de uma empresa que sacou o que é a transformação digital e que na verdade eles são uma empresa de tecnologia que atua no varejo. Eles entenderam, com a Amazon Go, uma coisa muito importante nos processos de compra: a maioria dos clientes não quer falar com alguém, eles querem resolver um problema rapidamente, comprar e sair sem transformar essa jornada em uma tortura. A Amazon Go resolveu isso de uma forma rápida, tirando as filas e mantendo o mobile como principal forma de integração com o ambiente.

Poderia ser a sua empresa. Digo, não o negócio em si, mas a compreensão do principal valor da sua companhia e como ela pode atuar para facilitar a vida do cliente, e quais são os elementos que vão trabalhar para fazer as coisas acontecerem. É uma lição gigantesca para empresas onde o marketing e a TI não se comunicam e não atuam de forma conjunta.

Unificar os dados é o caminho
Quando o marketing trabalha com a TI, a inovação é certa. É a essência do digital. A principal função de inovação do marketing é atrair e reter clientes, e ter uma marca bem posicionada e que se vende sozinha (branding puro). A função essencial de inovação da TI é fazer o negócio trabalhar de forma otimizada, 24x7x365.

E tudo isso gera dados que devem ser trabalhados de forma integrada, pensando para dentro (melhorar a resposta do negócio para as demandas de mercado) e para fora (fazer o cliente voltar). Não é coisa do outro mundo: e-mails mais assertivos, respostas mais rápidas nas redes sociais (e também para necessidades internas do negócio), integração de tecnologias para que a mesma informação viaje corretamente no fluxo de vendas…

Os dados ajudam a construir e contar uma história melhor. E isso só se faz com um sistema eficiente de relacionamento com o cliente e uma infraestrutura integrada com o legado e ferramentas na nuvem. Embora os processos de TI e os de marketing sejam diferentes, a utilização de dados é o que vai unir essas áreas em prol de realmente mostrar valor para o negócio.


Fonte: http://cio.com.br/opiniao/2017/02/13/o-caminho-e-unificar-os-dados-do-marketing-e-da-ti/



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